II Workshop “Estilo de vida empreendedor: Comunicação e Inteligência Emocional”

A Bio Logus Jr., empresa júnior da Biologia da UNESP Rio Claro realizou em abril o primeiro evento grande de 2013 e segundo da sua história. O II Workshop “Estilo de vida empreendedor: Comunicação e Inteligência Emocional” ocorreu no dia 17/04/2013 no anfiteatro do Instituto de Biociências da UNESP de Rio Claro e contou com a presença do palestrante Daniel Bechara (que ministrou a palestra Empreendedorismo e Comunicação), Carolina Nalon (com uma abordagem acerca de autoconhecimento e realização pessoal) e Nathalie Trutmann (com a apresentação do seu livro “Manual para Sonhadores”) além dos quase 150 participantes!

 

Palestra Daniel Bechara

Na primeira palestra, Daniel Bechara iniciou abordando o conceito de comunicação e persuasão, que, como explicou, não significa nada a mais que uma comunicação bem feita acerca de um determinado assunto. Em seguida, o palestrante discorreu sobre o conceito de Inteligência Empresarial e os tipos de análises necessárias para que se possa fundamentar um empreendimento. Alguns tipos de análises necessárias foram a noção de Microambiente, Macroambiente e Planejamento de Ações. Neste último foi explicada a distribuição de responsabilidades operacionais, táticas e estratégicas em uma empresa. Para finalizar, Daniel explanou sobre Semiótica e Programação Neurolinguística. O primeiro diz respeito a uma ciência geral que estuda os signos relacionados aos fenômenos culturais a fim de auxiliar na eficiência da comunicação, enquanto que o segundo baseia-se na ideia de que a linguagem tem uma relação com a mente e que existe um conjunto de estratégias que quando manuseadas corretamente, possibilita atingir uma comunicação positiva e eficiente.

Carolina Nalon, proprietária da empresa “Tiê Coaching” deu início com uma dinâmica abordando aspectos do autoconhecimento. Em seguida, ilustrou o assunto abordando algumas ramificações como a inclusão de metas, valores e crenças bem estabelecidas como meios de atingir o sucesso pessoal e profissional. Outras temáticas abordadas foram responsabilidade pessoal, disposição para aprendizagem, motivação e bons relacionamentos.

A bióloga e escritora Nathalie Trutmann, contou um pouco da história da sua vida e os fatores que a fizeram ser quem é hoje. Em seu livro “Manual Para Sonhadores”, a autora instiga o leitor a descobrir a si próprio e dessa forma se tornar empreendedor de sua própria vida, seguindo principalmente seus sonhos e suas vocações como processos imprescindíveis para se alcançar a felicidade.

Fonte: Biosferas